>
Close

8 de fevereiro de 2017

Estilo Provençal…inspirações para aplicar a tendência em seus ambientes!

O estilo surgiu no sul da França em Provença na época de 1700 em um conjunto de cidades históricas, pequenos castelos e enormes campos de lavanda. Na época era bem comum na casa dos camponeses a decoração com presença de flores e os móveis , mesmo de madeiras inferiores, imitando os detalhes luxuosos da realeza, com o tempo eles foram evoluindo e ganharam também novos significados e aplicações, consolidando assim um estilo próprio apreciado no mundo todo por sua elegância, charme e romantismo.

 

Por ser uma linha mais delicada, costuma agradar muito as mulheres que querem um toque mais singelo e romântico na decoração de seus ambientes. Contudo, engana-se quem acredita que esse é um estilo menininha, afinal, dá sim para compor ambientes neutros e até usá-lo parcimoniosamente para agradar o público masculino com alguns itens na cor de madeira.

 

Para compor essa decoração algumas características usadas são os móveis nos tons claros, neutros e suaves (em geral, brancos e pastéis), as pátinas, tons claros em madeiras e estampas delicadamente trabalhadas em pequenos acessórios e principalmente nas paredes, porém sempre lembrando do conceito que “menos é mais”.

 

Entretanto, sempre é possível personalizar o ambiente com a combinação de cores mais chamativas como, por exemplo, introduzir alguns pontos de interesse ou espalhar tons mais vibrantes em alguns detalhes da sala, do quarto, da cozinha, do hall de entrada… modernizar o estilo provençal não só é possível, como pode ficar excelente.

 

Gostou? Sentiu inspiração em decorar com este estilo? Então, vamos lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *